A interação entre as ações afirmativas da Unicamp e as escolas públicas da Região Metropolitana de Campinas e dos municípios de Piracicaba e Limeira
Área de Pesquisa: Análise e Avaliação de Politicas Publicas
Início: 01/09/2020
Término: 01/06/2022
Objetivo:
O objetivo geral deste projeto é analisar a interação das ações afirmativas da Unicamp com as escolas públicas de ensino médio da área próxima a seus campi (Região Metropolitana de Campinas e Aglomeração Urbana de Piracicaba ) visando o aprendizado institucional
Fonte Financiadora: FAEPEX
Instituições envolvidas: Universidad de Chile
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Em elaboração.
Palavras chave: educação, ensino médio, ações afirmativas
Acesso ao ensino superior no Brasil equidade e desigualdades social, evolução dos últimos 20 anos e o impacto e os impactos da pandemia da Covid 19
Área de Pesquisa: EDUCAÇÃO
Início: 01/07/2010
Término: 01/01/2023
Objetivo:
Análise quantitativa sobre a ampliação do ensino superior e a inclusão dos grupos sub-representados (segundo renda e cor) através das ações afirmativas, recentemente implementadas e a correspondente aumento (ou não) da equidade no acesso ao ensino superior.
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: Nepp/ Unicamp
Pesquisador principal: Cibele Yhan de Andrade
Produto: Em andamento
Palavras chave: Educação / Análise de políticas públicas e avaliação continuada de políticas públicas. Ciclos e impactos. Teorias e métodos
Acompanhamento da estruturação da Linha de Cuidado da Gestante e da Puérpera e de apoio à estruturação da Linha de Cuidado ao portador de Diabetes Mellitus na Região Metropolitana de Campinas (RMC)
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 01/11/2013
Término: 01/11/2014
Objetivo:
Acompanhamento e apoio ao Grupo Condutor da Linha de Cuidado da gestante e da Puérpera na RMC e na continuidade dos processos de Implantação da Linha e Apoio à Estruturaçao da Linha de Cuidado do Diabetes Mellitus na RMC, respeitando as prioridades definidas pela Câmara Temática de Saúde da RMC.
Fonte Financiadora: Agência Metropolitana de Campinas-AGEMCAMP/ Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas
Instituições envolvidas: Agência Metropolitana de Campinas-AGEMCAMP/ Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas – FUNDOCAMP
Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras
Produto: Relatório Técnico: 4 Relatórios, sendo 3 de Andamento e 1 Final e 1 Plano de Trabalho
Palavras chave: Atenção à Saúde; Guia de Prática Clínica; Gestantes; Diabetes Mellitus (Health Care (Public Health); Practice Guideline; Pregnant Women; Diabetes Mellitus)
Acordo Amplo de Cooperação Científica e Tecnológica – UNICAMP/NEPP E PUC-CAMPINAS
Área de Pesquisa: Direitos, desigualdade e Proteção social
Início: 26/06/2017
Término: 26/06/2022
Objetivo:
Realização de Projetos e atividades acadêmicos científicas, envolvendo graduandos, pós-graduandos, corpo docente e pesquisadores. Desenvolvimento de Programas e Projetos comuns de Pesquisa envolvendo Professores, Pesquisadores e alunos sobre temáticas que atendem ao interesse das partes.
Fonte Financiadora: Sem fonte financiadora
Instituições envolvidas: UNICAMP/NEPP E PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Pesquisador principal: Carlos Raul Etulain
Produto: Em Elaboração
Palavras chave: Políticas Sociais, Políticas de Inclusão e Inclusão Social
Acordo de cooperação entre a Unicamp o Nepp e a Universidade Nacional de Córdoba
Área de Pesquisa: Todas as linhas de pesquisa
Início: 26/06/2018
Término: 26/06/2022
Objetivo:
Tem como objeto estabelecer um acordo de cooperação em atividades de interesse comum pela sua transcendência social, cientifica, cultural ou educativa.
Fonte Financiadora: Sem fonte financiadora
Instituições envolvidas: Universidade Nacional de Códoba – Argentina.
Pesquisador principal: Carlos Raul Etulain
Produto: Em Elaboração
Palavras chave: Políticas públicas, Desenvolvimento, Proteção Social
Acordo de Cooperação entre UNICAMP/NEPP e Município de Campinas
Área de Pesquisa: Educação
Início: 02/09/2020
Término: 02/09/2021
Objetivo:
Estabelecer a cooperação técnico-cientifica e o intercâmbio de conhecimentos, informações, experiências ou quaisquer outras atividades de interesse comum entre os partícipes, visando subsidiar o monitoramento da implantação do Plano Municipal da Primeira Infância de Campinas – PIC, mediante a produção de estudos com base em dados, formação e elaboração de materiais técnicos de interesse comum entre o MUNICÍPIO DE CAMPINAS e a UNICAMP, por meio do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP, através do Observatório da Infância e Adolescência; visa também operacionalizar a Proposta 17, do Eixo Temático I, do Plano Municipal pela Primeira Infância de Campinas, no sentido de viabilizar a implantação e manutenção de um Observatório em Primeira Infância, por meio de parceria com as Universidades, com a disponibilização de informações atualizadas sobre indicadores sociais, econômicos, epidemiológicos, demográficos e outros, relacionados à situação da Primeira Infância na cidade e as iniquidades nacionais.
Fonte Financiadora: Não há.
Instituições envolvidas: Prefeitura Municipal de Campinas , Observatório da criança e adolescente – NEPP/UNICAMP
Pesquisador principal: Dra. Stella Maria Barbera da Silva Telles
Produto: Relatório.
Palavras chave: Educação
Acordo de Cooperação para a Realização de Estudos sobre a Diáspora Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Brasil-EUA
Área de Pesquisa: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Início: 01/12/2018
Término: 01/12/2020
Objetivo:
Este projeto explora o caso dos brasileiros altamente qualificados, aqui incluídos profissionais com nível superior (graduação e pós-graduação), exercendo ocupações ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fixados e em mobilidade nos Estados Unidos a fim de propor meios pelos quais eles possam contribuir para o desenvolvimento da CT&I brasileira. O objetivo da pesquisa é fazer um diagnóstico e propor políticas para compreender como a CT&I no Brasil pode obter ganhos com a circulação e fixação de brasileiros de alta qualificação e com atuação na área de CT&I nos EUA.
Fonte Financiadora: Recursos Institucionais
Instituições envolvidas: União/Ministério de Relações Exteriores – MRE/Embaixada do Brasil em Washington e a Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Em elaboração
Palavras chave: diáspora; CT&I; migração
Acordo de Cooperação UNICAMP/NEPP e do INSTITUTO PRIMA DE EDUCAÇÃO LTDA – (Escola Prima) – Salto/SP
Área de Pesquisa: Educacao
Início: 04/11/2020
Término: 03/11/2023
Objetivo:
Colaboração entre o Programa de Estudos em Educação Infantil – PEPPEI/NEPP/UNICAMP, coordenado pela pesquisadora do NEPP, Dra. Roberta Rocha Borges, e a Escola Prima, por meio da construção de uma identidade pedagógica de referência caracterizada pela prática democrática e pesquisa na Educação Infantil.
Fonte Financiadora: Sem financiamento.
Instituições envolvidas: INSTITUTO PRIMA DE EDUCAÇÃO LTDA – (Escola Prima
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: educação infantil
Apoio à Câmara Temática de Saúde da Agência Metropolitana de Campinas – AGEMCAMP
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 01/01/2006
Término: 01/01/2021
Objetivo:
- Apoiar a AGEMCAMP em suas ações estratégicas voltadas a integração e qualificação do SUS na RMC. • Acompanhar os projetos regionais de saúde que vem se desenvolvendo.
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: Programa de Estudos em Sistemas de Saúde – PESS/NEPP e Agência Metropolitana de Campinas – AGEMCAMP
Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Regionalização; Sistema Único de Saúde (Regional Health Planning; Unified Health System)
Apoio à estruturação do Observatório da criança e do adolescente da Unicamp
Área de Pesquisa: Todas as áreas do NEPP
Início: 01/11/2018
Término: 01/01/2020
Objetivo:
O Observatório da Criança e Adolescente tem como objetivo abarcar toda a política pública que tem como foco esta faixa etária. Na etapa inicial da sua criação, a meta se dará pelas informações e estudos da Primeira Infância que pretende reunir. Busca promover estudos interdisciplinares e atender a intersetorialidade, evidenciando indicadores e contribuindo para o monitoramento e a incidência das políticas públicas.
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: FCA, NEPO, NEPA da Unicamp e a Prefeitura Municipal de Campinas: Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, pessoa com deficiência e Direitos Humanos, Fundação FEAC.
Pesquisador principal: Stella Silva Telles
Produto: Em elaboração
Palavras chave: primeira infância, desenvolvimento infantil, adolescentes, intersetorialidade, educação infantil, cidadania
Apoio a estruturação do projeto pedagógico do Colégio Nacional – Uberlândia – Contrato UNICAMP/NEPP/FUNCAMP e Instituto Global de Educação – Colégio Nacional – Uberlândia/MG
Área de Pesquisa: Educação Infantil
Início: 01/11/2020
Término: 08/05/2023
Objetivo:
Assessorar, em parceria com o Núcleo Pedagógico da Soluções Globais em Educação, um projeto de trabalho de implementação da pesquisa na escola e da Prática Democrática, inspirada na Abordagem Educativa de Reggio Emília, realizado pelas Unidades de Educação Infantil do Colégio Nacional, vinculadas ao INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GLOBAL; com vistas a apoiar os educadores na sistematização e difusão de boas práticas pedagógicas, permitindo que tais experiências sirvam de inspiração para outras escolas públicas e privadas da cidade e região.
Fonte Financiadora: Instituto de Educação Global
Instituições envolvidas: Colégio Nacional – Uberlândia
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração.
Palavras chave: educação infantil
Apoio à Formulação de Projeto para Aperfeiçoamento da Oferta do Cuidado aos Portadores de Condições Crônicas na Atenção Básica no Distrito Sudoeste Campinas – SP
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 01/05/2018
Término: 01/01/2023
Objetivo:
Apoiar o Grupo constituído pelos profissionais da gestão do do Distrito, para o delineamento de projeto de integração e aperfeiçoamentodo cuidado aos portadores de condições crônicas nas Unidades Básicas de Saúde – UBS
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: Programa de Estudos em Sistemas de Saúde – PESS/NEPP e Distrito Sudoeste de Campinas
Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Atenção Integral à Saúde; Atenção Básica; Sistema Único de Saúde (Comprehensive Health Care; Primary Health Care; Unified Health System)
Apoio à Organização do Complexo Regulador de Saúde da Região Metropolitana de Campinas – RMC
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 01/11/2013
Término: 01/11/2015
Objetivo:
Apoiar o Grupo de Trabalho vinculado à Câmara Temática de Saúde da Região Metropolitana de Campinas – RMC, na Implantação e Organização de Ações de Regulação da Região com o objetivo específico de qualificar processos de regulação em âmbito municipal e regional, incluindo o sistema de informação de suporte e de realizar treinamento dos técnicos das áreas de planejamento, avaliação e regulação das Secretarias Municipais de Saúde. E, também, de desenvolver proposta de monitoramento e avaliação das ações de regulação implantadas.
Fonte Financiadora: Agência Metropolitana de Campinas-AGEMCAMP/ Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas
Instituições envolvidas: Agência Metropolitana de Campinas-AGEMCAMP/ Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas – FUNDOCAMP
Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras
Produto: 8 relatórios e 1 plano de trabalho
Palavras chave: Planejamento Regional; Sistema de Saúde; Sistema Único de Saúde (Regional Health Planning; Health Systems;Unified Health System)
Apoio a projetação do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisa da Infância do município de Jundiaí
Área de Pesquisa: Educação
Início: 01/01/2018
Término: 01/01/2023
Objetivo:
Apoiar a projetação do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisa da Infância do município de Jundiaí que torne acessível toda uma pluralidade de conhecimentos, serviços voltados para a primeira infância aos moradores da referida cidade e região e que possa inspirar outros municípios nesse movimento em favor da infância. Esse projeto necessita de um trabalho interdisciplinar, envolvendo profissionais de muitas áreas: pedagogia, cultura, nutrição e saúde, artes, arquitetura, economia bem como a participação ativa daqueles que estarão mais diretamente envolvidos: as crianças, suas famílias e educadores, para declararem suas ideias e expectativas para esse lugar. Todas essas vozes conectadas resultam num projeto vivo que acolhe muitos pontos de vista e por isso possibilita preservar a tradição e a memória, ao mesmo tempo abrir-se para o inédito e para o futuro.
Fonte Financiadora: Não há financiamento
Instituições envolvidas: Prefeitura de Jundiaí
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Educação infantil, Políticas Públicas
Apoio ao Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas de Piracicaba, no processo de elaboração de um Plano Municipal de Atenção ao Usuário álcool e outras drogas
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 01/10/2014
Término: 01/08/2015
Objetivo:
O objetivo deste projeto é a elaboração do Plano Municipal sobre alcool e outras drogas, que fornecerá as diretrizes para as ações Municipais na área de Saúde e Social, para atendimentos da população usuária de alcool e outras drogas, auxiliando o Conselho Municipal (COMAD) na propositura de Políticas Públicas voltadas a essa parcela da população local.
Fonte Financiadora: Prefeitura Municipal de Piracicaba
Instituições envolvidas: Prefeitura Municipal de Piracicaba / Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES / Conselho Municipal sobre álcool e outras drogas – COMAD e interveniência administrativa da FUNCAMP
Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras
Produto: 1 relatório técnico e 1 Plano de Atenção ao usuário de álcool e outras drogas
Palavras chave: Planejamento em Saúde; Saúde Mental; Drogadição;Alcoolismo (Health Planning ;Mental Health; Substance-Related Disorders; Alcoholism)
Apoio ao Desenvolvimento do Plano Diretor de Educação Permanente em Saúde do Estado de São Paulo
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 01/01/2017
Término: 01/01/2018
Objetivo:
Apoiar a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo na elaboração do Plano Diretor de Educação Permanente em Saúde do Estado de São Paulo.
Fonte Financiadora: Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo
Instituições envolvidas: Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo/ UNICAMP/NEPP/FUNCAMP
Pesquisador principal: Carmen C de C. Lavras
Produto: Relatórios
Palavras chave: Educação Permanente;Implementação de Plano de Saúde; Atenção Básica à Saúde (Education, Continuing ; Health Plan Implementation; Primary Health Care)
Apoio ao Grupo de Trabalho da Atenção Básica (GTAB) do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 01/03/2017
Término: 01/01/2020
Objetivo:
Apoiar o Grupo de Trabalho de Atenção Básica – GTAB em seus processos de aprimoramento técnico voltado à suas proposições e ações de subsídio ao CONASEMS, visando ao desenvolvimento e fortalecimento da Atenção Básica no Brasil.
Fonte Financiadora: Sem fonte financiadora
Instituições envolvidas: Programa de Estudos em Sistemas de Saúde – PESS/NEPP e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS
Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); Atenção Básica; Sistema Único de Saúde (Health Councils; Primary Health Care; Unified Health System)
Apoio ao Projeto Organização Regional para Acolhimento, Acesso e Responsabilização na Atenção Básica, na Região Sudeste do Município de São Paulo
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 01/02/2018
Término: 01/01/2021
Objetivo:
Apoiar a reorganização de quatro serviços da Região Sudeste de São Paulo visando a integração e melhoria dos processos de trabalho nas AMA/UBS.
AMA/UBS Vila Guarani- Mooca /Aricanduva
AMA/UBS Vila Independência-Vila Prudente/Sapopemba
AMA/UBS Vila Moraes- Ipiranga
AMA/UBS Cupecê-Vila Mariana/Jabaquara
Fonte Financiadora: Sem fonte de financiamento
Instituições envolvidas: Programa de Estudos em Sistemas de Saúde – PESS/NEPP; Coordenadoria de Saúde Sudeste/Seccretaria Municipal de Saúde de São Paulo
Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras
Produto: 1 relatório técnico e 1 Plano Diretor de Unidade Básica de Saúde – Manual de apoio
Palavras chave: Unidade Básica de Saúde; Atenção Básica; Sistema Único de Saúde (Health Centers; Primary Health Care; Unified Health System)
Avaliação Continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior-PROFIS/UNICAMP
Área de Pesquisa: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Início: 01/01/2010
Término: 01/01/2023
Objetivo:
A Avaliação do ProFIS vem sendo desenvolvida desde 2010, juntamente com o programa. Neste período foi realizado o desenho geral da metodologia; estabelecida a matriz avaliativa, formada por temas, indicadores e hipóteses de trabalho; desenvolvidos os instrumentos de coletas de dados; delineado o uso de informações secundárias, entre outras etapas. Foi realizada a avaliação da implementação do programa e segue-se o acompanhamento das trajetórias de estudos e profissionais dos alunos.
Fonte Financiadora: Houve financiamento de uma parte da pesquisa pelo CNPq e FAEPEX/Unicamp
Instituições envolvidas: NEPP e Pró-Reitoria de Graduação/Unicamp
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Caderno de Pesquisa Nepp nº85 (https://www.nepp.unicamp.br/biblioteca/periodicos)
Palavras chave: Avaliação de políticas Públicas, ações afirmativas, educação geral
Caderno de Pesquisa NEPP
Área de Pesquisa: Divulgação e disseminação
Início: 01/01/2016
Término: 01/01/2020
Objetivo:
Publicação de caráter multidisciplinar, escrita por pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação, membros associados e convidados, com periodicidade semestral. Visa publicar artigos, relatórios de pesquisa, pesquisas em andamento, entrevistas e resenhas relacionadas com as multiplas dimensões da política pública. Publicação na plataforma de revistas digitais Open Journal Sistem.
Fonte Financiadora: –
Instituições envolvidas: NEPP
Pesquisador principal: Grupo Publicações – Coordenação Lilia Montali
Produto: Caderno de Pesquisa NEPP on line, ISSN 2527-1946 -Volume. 84, v1. 2017; Volume. 85, v2. 2017; 86, v
Palavras chave: Publicação NEPP
CONTRATO UNICAMP/NEPP/FUNCAMP E LIFE TECNOLOGIA EDUCACIONAL EIRELI
Área de Pesquisa: Educação
Início: 02/03/2022
Término: 02/02/2024
Objetivo:
Realizar a prestação de serviços técnicos especializados relacionados à implementação dos conceitos pedagógicos referentes à: Pesquisa na Escola, Design Participativo e Prática Democrática a ser implementada para a LIFE nas escolas municipais de educação infantil da cidade de Sumaré/SP.
Fonte Financiadora: Life Tecnologia Educacional Eireli
Instituições envolvidas: NEPP e Life Tecnologia Educacional Eireli
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em andamento
Palavras chave: Educação, Políticas Públicas de Educação
Contrato UNICAMP/NEPP/FUNCAMP E Associação Cultural e Educacional de Valinhos – Colégio Inovati
Área de Pesquisa: Educação
Início: 21/11/2019
Término: 21/05/2020
Objetivo:
Realizar grupos de estudos para implementar a pesquisa e a Prática Democrática na Escola de Educação Infantil e no Ensino Fundamental inspirada na Abordagem de Reggio Emilia.
Fonte Financiadora: Colégio Inovati
Instituições envolvidas: Associação Cultural e Educacional de Valinhos, Nepp/Unicamp
Pesquisador principal: Roberta Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Educação infantil
Contrato UNICAMP/NEPP/FUNCAMP e Associação Cultural e Educacional de Valinhos – Colégio Inovati – (Fase II)
Área de Pesquisa: Educação
Início: 12/04/2022
Término: 11/04/2023
Objetivo:
Realizar a prestação de serviços técnicos especializados para coordenação de grupos de estudos e grupos de trabalhos para construção dos princípios que irão compor o Projeto Educativo do Colégio Inovati.
Fonte Financiadora: Associação Cultural e Educacional de Valinhos – Colégio Inovati
Instituições envolvidas: NEPP e Associação Cultural e Educacional de Valinhos – Colégio Inovati
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em andamento
Palavras chave: Educação, Políticas Públicas de Educação, Educação Infantil
Contrato UNICAMP/NEPP/FUNCAMP e Colégio Degraus Eirelli
Área de Pesquisa: Educação
Início: 01/08/2020
Término: 01/04/2021
Objetivo:
Realizar a implementação dos conceitos pedagógicos referentes à: Pesquisa na Escola, Design Participativo e Prática Democrática.
Fonte Financiadora: Colégio Degraus Eirelli
Instituições envolvidas: Colégio Degraus Eirelli
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração.
Palavras chave: educação infantil
Contrato UNICAMP/NEPP/FUNCAMP e INSTITUTO ARCOR BRASIL – Projeto Instituto Arcor
Área de Pesquisa: Políticas públicas de educação e educação infantil
Início: 22/01/2022
Término: 21/06/2023
Objetivo:
Realizar alinhamento teórico e prático de grupos de estudos, disponibilização de metodologias de acompanhamento, documentação e conteúdo bibliográfico, Pesquisa na Escola, Design Participativo e Prática Democrática, no Projeto Instituto Arcor, visando contribuir para a melhoria da qualidade da oferta da educação infantil, em 09 escolas de educação infantil existentes no Município de Rio das Pedras, e vinculadas à Prefeitura Municipal de Rio das Pedras
Fonte Financiadora: Instituto Arcor do Brasil
Instituições envolvidas: Instituto Arcor do Brasil
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Educação infantil, Políticas Públicas
Contrato UNICAMP/NEPP/FUNCAMP e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça
Área de Pesquisa: Educação
Início: 19/11/2020
Término: 19/05/2023
Objetivo:
Realizar a prestação de serviços técnicos especializados relacionados à pesquisa científica, assessoria pedagógica, artística e de apoio à organização de eventos científicos junto ao Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e à Casa Da Criança Armanda Malvina de Mendonça.
Fonte Financiadora: Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça
Instituições envolvidas: Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Em elaboração.
Palavras chave: educação infantil
Contribuição da Diáspora Científica Brasileira na cooperação internacional do país
Área de Pesquisa: Interdisciplinar
Início: 01/07/2022
Término: 30/06/2024
Objetivo:
O projeto aborda o impacto internacional da produção científica brasileira sobre COVID-19, articulado com a nacionalidade dos atores que estabelecem as cooperações. Pretende-se investigar se parte do bom desempenho do país na produção científica no referido tema resulta da cooperação entre brasileiros situados no Brasil e membros da diáspora brasileira de CT&I no exterior. Diáspora é entendida na perspectiva profissionais expatriados que trabalham nos campos científico, técnico/tecnológico e de ensino superior. O projeto visa cobrir duas lacunas no conhecimento. A primeira refere-se a como identificar a mobilidade internacional dos cientistas brasileiros, sua fixação em outros países e a cooperação destes com cientistas no Brasil. A segunda trata de analisar em profundidade casos de sucesso e insucesso de contribuição dos diasporados na pesquisa em COVID-19, incluindo-se a participação destes atores na mudança de padrão das parcerias de cooperação internacional. Em relação ao primeiro desafio científico, a forma de superá-lo envolve o desenvolvimento de uma metodologia para a identificação da nacionalidade dos co-autores de trabalhos científicos, entendendo a co-autoria de trabalhos como proxy de cooperação e a informação da afiliação para rastrear a migração científica de um país para outro. Este formato, entretanto, não é totalmente adequado para analisar a diáspora, pois o país refere-se à localização geográfica onde o autor estava trabalhando durante o tempo no qual desenvolveu o artigo e não à sua nacionalidade ou país de nascimento. Frente a isso, elaborou-se um passo a passo metodológico que envolverá 5 etapas. A primeira é a busca por artigos no tema da COVID-19 incluindo a afiliação do autor a uma instituição de pesquisa no Brasil. A segunda etapa é a seleção dos artigos realizados em co-autoria internacional, usando a filiação dos autores. A terceira etapa é a elaboração da listagem de todos os autores destes artigos para acompanhar trajetórias de migração. A quarta etapa é envolve a identificação dos países de nascimento de todos os autores da amostra selecionada. Para isso, serão utilizadas bases de dados complementares, como bases de currículos (CV Lattes) e outras estratégias a serem desenvolvidas. A quinta e última etapa será a seleção de artigos entre autores brasileiros situados no país estrangeiro e membros da diáspora. Em relação ao segundo desafio, o projeto inova ao utilizar metodologia inédita no estudo de diásporas de alta qualificação, qual seja, a análise comparativa qualitativa – Qualitative Comparative Analysis (QCA), com os diasporados e suas contrapartes no Brasil, com vistas a mapear as condições de sucesso/fracasso dessas experiências e se a participação destes atores ajudou a tornar as parcerias de cooperação internacional mais simétricas. O objetivo é reconstituir, com rigor e profundidade, essas experiências de interação e avaliar seus resultados, para em seguida proceder à uma análise comparada dos casos, com auxílio da metodologia QCA que permita identificar diferentes configurações de condições que sejam suficientes para explicar sucesso e fracasso dessas interações. Especificamente, buscar-se-á identificar a contribuição dos diasporados nestas condições. Para isso, será selecionada uma amostra composta por casos que envolvem cooperação internacional com membros da diáspora e cooperação internacional sem membros da diáspora. A escassez de estudos sobre as diásporas de CT&I a nível internacional dificulta tanto o avanço das análises feitas sobre o fenômeno, bem como a elaboração de políticas públicas sobre o tema. O projeto pretende, portanto, contribuir internacionalmente com esse debate, considerando a inexistência de publicações internacionais sobre a diáspora brasileira.
Fonte Financiadora: FAPESP
Instituições envolvidas: FAPESP
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Relatórios
Palavras chave: Diáspora científica brasileira
Escola de educação infantil Arte e Manha – Vinhedo
Área de Pesquisa: Educação
Início: 25/11/2019
Término: 01/05/2023
Objetivo:
Realizar grupos de estudos para implementar a pesquisa e a Prática Democrática na Escola de Educação Infantil inspirada na Abordagem de Reggio Emilia por meio de grupos de estudos para diálogo, trocas de experiências e aprofundamento científico com professores, coordenadores e gestores das Escolas de Educação Infantil.
Fonte Financiadora: Escola Arte e Manha
Instituições envolvidas: Escola Arte e Manha e PEPPEI/NEPP
Pesquisador principal: Roberta Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Educação infantil
Escolha de Cursos da Graduação entre egressos do Programa de Formação Interdisciplinar Superior – ProFIS
Área de Pesquisa: EDUCAÇÃO
Início: 01/01/2015
Término: 01/01/2016
Objetivo:
Seu objetivo foi analisar o processo de escolha de cursos por parte dos alunos que ingressaram no ProFIS, considerando as trajetórias observadas daqueles que continuam na Unicamp e dos que continuaram seus estudos de nível superior em outras universidades.
Fonte Financiadora: FAEPEX – Fundo de Apoio à Pesquisa e Extensão/ UNICAMP
Instituições envolvidas: Nepp/Unicamp
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Relatório Técnico; Apresentação em congresso
Palavras chave: graduação; escolha profissional; trajetórias
Explorando o engajamento dos estudantes da graduação na universidade de pesquisa e os efeitos nos resultados da educação superior
Área de Pesquisa: EDUCAÇÃO
Início: 01/06/2016
Término: 01/06/2018
Objetivo:
Explorar o engajamento estudantil em uma universidade de pesquisa e a associação com a experiência geral dos alunos e os resultados do aprendizado, a partir da utilização de dados do questionário do projeto internacional Student Experience in the Research University aplicado na Unicamp em 2012, associados a registros acadêmicos.
Fonte Financiadora: FAEPEX (Fundação de Apoio ao Ensino à Pesquisa e à Extensão), Auxílio Mobilidade -Cooperação Mundial
Instituições envolvidas: CSHE (Center for Studies in Higher Education) – University of California – Berkeley
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Relatório Técnico e apresentação em congresso
Palavras chave: experiência estudantil; engajamento estudantil; graduação
Explorando o engajamento dos estudantes da graduação na universidade de pesquisa e os efeitos nos resultados da educação superior (Student engagement as Unicamp according 2012 SERU: Student profiles and learning outcomes
Área de Pesquisa: EDUCAÇÃO
Início: 01/06/2016
Término: 01/06/2018
Objetivo:
Explorar o engajamento estudantil em uma universidade de pesquisa e a associação com a experiência geral dos alunos e os resultados do aprendizado, a partir da utlização de dados do questionário do projeto internacional Student Experience in the Research University aplicado na Unicamp em 2012, associados a registros acadêmicos.
Fonte Financiadora: FAEPEX (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão)
Instituições envolvidas: Nepp/ Unicamp
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Apresentação em congresso
Palavras chave: integração, ensino superior, engajamento
HEIP – Link: Promovendo a Dimensão Internacional da Pesquisa nas Instituições de Ensino Superior
Área de Pesquisa: EDUCAÇÃO
Início: 01/09/2012
Término: 01/10/2014
Objetivo:
Trata-se de um projeto de pesquisa que visa fazer um levantamento internacional das práticas e estruturas relacionadas à cooperação internacional entre Instituições de Ensino Superior, focando nos aspectos de propriedade intelectual e transferência de Tecnologia, tendo como objetivo principal fortalecer a cooperação e sensibilização em pesquisa, por meio da ampliação do conhecimento em questões de cooperação em P&D, entre as Instituições de Ensino Superior – IES da Europa e suas congêneres estratégicas nos países: Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul (BRICS) e demais países da America Latina e da Ásia.
Fonte Financiadora: Programa Erasmus Mundus – Promotion of European Highter Education (Action 3)
Instituições envolvidas: Universidade de Alicante – Espanha
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Livro/capitulo e plataforma online http://www.heip-link.net/
Palavras chave: propriedade intelectual; cooperação internacional
Linha de Cuidado à Gestante, Parturiente e Puérpera no SUS/SP
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 01/08/2016
Término: 01/02/2017
Objetivo:
Apoiar a SES/SP na atualiação dos documentos de referência da LCGP(2010), incluindo orientações ao momento do parto que passará a ser intitulado: LCGPP no SUS/SP. O presente projeto visa dar continuidade a proposição de linhas de cuidado no SUS como estratégia integradoras do sistema, entendendo a linha de cuidado como o desenho operacional das ações e serviços de saúde a serem prestados aos indivíduos e às coletividades, na perspectiva da integralidade da atenção, em cada região sanitária do Estado.
Fonte Financiadora: Secretaria de Estado da Saúde – SES/SP
Instituições envolvidas: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES/SP por meio da (Unidade de Coordenação do Projeto-UCP, com recurso do Banco Interamericano de Desenv.-BID e interveniência administrativa da FUNCAMP
Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras
Produto: 1 relatório técnico e 3 manuais
Palavras chave: Atenção à Saúde; Guia de Prática Clínica; Gestantes (Health Care (Public Health); Practice Guideline; Pregnant Women)
O estabelecimento do direito à filiação paterna: Uma experiência no Satélite Íris em Campinas – SP – Contrato UNICAMP/NEPP/FUNCAMP E FUNDAÇÃO FEAC
Área de Pesquisa: Ciências sociais aplicadas
Início: 30/11/2023
Término: 29/11/2023
Objetivo:
O projeto trata do reconhecimento da paternidade como um fato social e jurídico, que deve estar assegurado para garantir o direito fundamental da filiação paterna da criança e do adolescente. Para tanto, o presente projeto foi impulsionado por solicitação da 19ª Promotoria de Campinas, Promotoria da Infância e da Juventude que, através de Portaria de Instauração de Procedimento Administrativo de Acompanhamento, cujo objeto é o acompanhamento das ações realizadas por atores do Sistema de Garantia de Direitos para a efetivação do direito ao estado completo de filiação de crianças e adolescentes do Município de Campinas, sendo o NEPP o órgão colaborador do Ministério Público (MP) na localização e oitiva das genitoras sobre os supostos pais das crianças e executor da presente proposta.
Fonte Financiadora: entidade sem fins lucrativos
Instituições envolvidas: FUNDAÇÂO FEAC
Pesquisador principal: Juliana Pasti Villalba
Produto: Relatórios
Palavras chave: O estabelecimento do direito à filiação paterna:
O papel da diáspora de Ciência Tecnologia e Inovação nas estratégias de desenvolvimento do Brasil
Área de Pesquisa: Avaliação de Políticas Públicas
Início: 01/03/2020
Término: 01/03/2022
Objetivo:
Este projeto tem por objetivo investigar o papel da diáspora de Ciência, Tecnologia e Inovação brasileira na construção das redes de colaboração que suportam o esforço doméstico de internacionalização da produção (e uso) do conhecimento.
Fonte Financiadora: FAEPEX Auxilio Pesquisa + Bolsas BAS
Instituições envolvidas: USP, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, DEPTO DE POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNONÓLGICA DE GEIOCIENCIAS (UNICAMP)
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Em elaboração.
Palavras chave: diáspora; CT&I; migração
Observatório de Políticas Sociais
Área de Pesquisa: ENFRENTAMENTO DA POBREZA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E RENDA
Início: 01/01/2017
Término: 01/06/2022
Objetivo:
Fortalecer a cooperação em pesquisas para a ampliaão do conhecimento sobre politicas publicas de inclusão social no Brasil entre o Núcleo de Estudos de Politicas Públicas – NEPP e o programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Fonte Financiadora: Não há financiamento
Instituições envolvidas: UNICAMP/NEPP E PUC-CAMPINAS
Pesquisador principal: Carlos Raul Etulain
Produto: Observatório, Rede de Cooperação, publicações
Palavras chave: Políticas Sociais, Políticas de Inclusão e Inclusão Social
Perfil do Trabalho Infantil nos Municípios de Ibiúna, Itapevi e Carapicuíba – SP
Área de Pesquisa: Educação
Início: 01/09/2020
Término: 01/12/2020
Objetivo:
Esta proposta de estudo tem por objetivos conhecer o perfil do trabalho infantil em Ibiúna, Itapevi e Carapicuíba tendo como referência empírica os dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE e outras fontes de informação complementares. Visa subsidiar ações da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social dessas prefeituras no atendimento a crianças que trabalham e às suas famílias.
Fonte Financiadora: Ministério Público do Trabalho (MPT)
Instituições envolvidas: NEPP; NEPO e MPT
Pesquisador principal: Carlos Raul Etulain
Produto: Relatório
Palavras chave: Educação infantil; Políticas Públicas
Pesquisa na Escola – Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) e Reggio Children/Itália
Área de Pesquisa: EDUCAÇÃO
Início: 01/05/2015
Término: 01/05/2018
Objetivo:
O objetivo principal do projeto é fortalecer a cooperação em pesquisa, por meio de um convênio internacional, para a ampliação do conhecimento sobre a Educação Infantil como Política Pública de Educação, entre Núcleo de Estudos em Políticas Públicas – NEPP, a Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho – FAACG e Reggio Children – Itália
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) e Reggio Children/Itália
Pesquisador principal: Roberta Rocha Borges
Produto: Livro: Do Projetar o contexto investigativo ao maravilhar-se: Quais os caminhos seguir? e fóruns
Palavras chave: Educação infantil; Políticas Públicas
Plano de Integração de base de dados de crianças e adolescentes do Município de Campinas
Área de Pesquisa: Educação
Início: 01/11/2020
Término: 01/03/2023
Objetivo:
Fonte Financiadora: entidade pública
Instituições envolvidas: Prefeitura Municipal de Campinas (mediante outro Acordo de Cooperação, citado neste relatório)
Pesquisador principal: Carlos Raul Etulain
Produto: Relatório
Palavras chave: Plano de Integração de base de dados
Plano Diretor de Educação Permanente em Saúde do Estado de São Paulo
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 30/11/2015
Término: 30/11/2016
Objetivo:
Apoiar a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo na elaboração do Plano Diretor de Educação Permanente em Saúde do Estado de São Paulo.
Fonte Financiadora: Secretaria do Estado da Saúde do Estado de São Paulo – Empréstimo BID
Instituições envolvidas: Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo/ UNICAMP/NEPP/FUNCAMP
Pesquisador principal: Carmen C de C. Lavras
Produto: Relatórios
Palavras chave: Educação permanente em saúde, capacitação profissional e desenvolvimento de Recursos Humanos
Primeiro Termo Aditivo ao Acordo Amplo de Cooperação Científica e Tecnológica entre NEPP/UNICAMP e Pontifícia Universidade Católica de Campinas, intitulado Políticas Sociais de inclusão no Brasil.
Área de Pesquisa: Direitos, desigualdade e Proteção social
Início: 26/06/2017
Término: 26/06/2022
Objetivo:
Fortalecer a cooperação em pesquisas para a ampliação do conhecimento sobre Políticas Públicas de inclusão social no Brasil entre o Núcleo de Estudos de Políticas Públicas-NEPP e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Fonte Financiadora: Sem fonte financiadora
Instituições envolvidas: UNICAMP/NEPP E PUC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
Pesquisador principal: Carlos Raul Etulain
Produto: Em Elaboração
Palavras chave: Políticas Sociais, Políticas de Inclusão e Inclusão Social
Projeto de apoio a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância de Campinas (PIC)
Área de Pesquisa: Todas as áreas do NEPP
Início: 01/03/2018
Término: 01/12/2018
Objetivo:
A construção do PIC está relacionado as percepções sobre a importância dos cuidados com a primeira infância, que vai de zero até 6 anos. Estudos na área da neurociência confirmam que o investimento nos primeiros anos de vida faz toda diferença no desenvolvimento da criança e do futuro adulto. A elaboração do plano tem como objetivo tornar Campinas uma cidade amigável, onde as crianças menores tenham serviços, espaços, equipamentos e brinquedos planejados para elas. Nesse sentido o plano propõe implantar um programa intersetorial específico para priorizar e qualificar o atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade social durante a primeira infância estabelecendo parcerias com instituições que promovam o bem-estar de todos os cidadãos, em particular das crianças.
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: Prefeitura Municipal de Campinas. Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, pessoa com deficiência e Direitos Humanos
Pesquisador principal: Stella Silva Telles
Produto: Plano Municipal pela Primeira Infância de Campinas
Palavras chave: primeira infância; desenvolvimento infantil; intersetorialidade; educação infantil; cidadania
Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual em Saúde: “Desenvolvimento do Plano Diretor de Educação Permanente em Saúde do Estado de São Paulo
Área de Pesquisa: Saúde Coletiva
Início: 01/05/2017
Término: 01/12/2018
Objetivo:
Definir as estratégias de Formação e Educação Permanente para profissionais de saúde do SUS, no Estado de São Paulo, voltadas à integração do sistema de saúde e à organização das redes de atenção à saúde mediante a elaboração de um Plano Diretor de Educação Permanente em Saúde.
Fonte Financiadora: Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo – SES/SP
Instituições envolvidas: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – SES/SP por meio da (Unidade de Coordenação do Projeto-UCP, com recurso do Banco Interamericano de Desenv.-BID e interveniência administrativa da FUNCAMP
Pesquisador principal: Carmen Cecília de Campos Lavras
Produto: 6 relatórios técnicos e 1 projeto de pesquisa
Palavras chave: Educação Permanente; Apoio ao Planejamento em Saúde; Sistema Único de Saúde (Education, Continuing; Health Planning Support; Unified Health System)
PROJETO DE TRABALHO JUNTO À FUNDAÇÃO FEAC PARA O MONITORAMENTO DOS MARCOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Área de Pesquisa: Educação
Início: 16/12/2019
Término: 16/06/2021
Objetivo:
O Projeto tem como objetivo de analisar, em parceria com a Equipe Técnica do Programa Primeira Infância da Fundação FEAC os dados resultantes do monitoramento dos marcos objetivo de desenvolvimento infantil (DI) realizado nas OSC’S de Educação Infantil parceiras da Fundação FEAC; com vistas a contribuir para a sistematização e difusão dos instrumentos de acompanhamento do desenvolvimento infantil, permitindo que sirvam de referências e inspiração tanto para outras escolas, públicas e privadas, da cidade e região, quanto para a redefinição de políticas públicas.
Fonte Financiadora: Fundação FEAC
Instituições envolvidas: Fundação FEAC
Pesquisador principal: Roberta Borges
Produto: Em elaboração
Palavras chave: Educação infantil
PROJETO DIAGNÓSTICO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE ITAPIRA-SP
Área de Pesquisa: Políticas Públicas
Início: 14/08/2023
Término: 14/08/2024
Objetivo:
Realizar uma análise diagnóstica da população infantil e adolescente de Itapira – SP, a fim de subsidiar ações e tomadas de decisões do CMDCA e da Secretaria Municipal de Promoção Social, assim como das outras instâncias governamentais, na formulação e execução de políticas, programas e projetos prioritários a esse segmento populacional.
Fonte Financiadora: entidade pública
Instituições envolvidas: pública
Pesquisador principal: Juliana Pasti Villalba
Produto: relatórios
Palavras chave: DIAGNÓSTICO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE ITAPIRA
Projeto Família, trabalho e pobreza: entre as mudanças na família e as políticas sociais
Área de Pesquisa: ENFRENTAMENTO DA POBREZA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E RENDA
Início: 01/05/2017
Término: 01/04/2020
Objetivo:
O projeto de pesquisa tem por foco a análise da pobreza e da desigualdade nas regiões metropolitanas brasileiras tendo por referência as famílias; abrange desde a década de 1980 aos anos 2000. Sob essa abordagem, procura conhecer as relações entre as mudanças sociodemográficas, mudanças no mercado de trabalho e na proteção social no país, para análise das tendências da pobreza e da desigualdade de renda nos domicílios metropolitanos. A análise leva em conta as conjunturas de baixo crescimento econômico e de recuperação da economia e do emprego. Analisa as mudanças na relação família-trabalho questionando se os avanços da inserção feminina no mercado resultaram em mudanças na relação desigual entre homens e mulheres. Esta evidenciou relações entre as desigualdades geradas pela divisão sexual do trabalho e limitações para a superação da pobreza pelos arranjos domiciliares mais vulneráveis ao empobrecimento, resultantes de constrangimentos para a inserção no mercado de trabalho por mulheres com responsabilidade por crianças, demandando políticas sociais específicas.
A etapa atual é de consolidação do conhecimento produzido e de disseminação dos resultados de pesquisa de um projeto sobre o tema Família, Trabalho e Pobreza, desenvolvido por nós durante cerca de 20 anos junto ao NEPP, com apoio contínuo do CNPq através de Bolsa de Produtividade de Pesquisa, além de outros financiamentos obtidos através de editais (CNPq, FINEP, FAPESP, FAEPEX) e também de parcerias. Nesta etapa, o produto é a organização de uma publicação em formato de e-book.
Fonte Financiadora: CNPq, FAEPEX/UNICAMP
Instituições envolvidas: NEPP/UNICAMP e CNPq
Pesquisador principal: Lilia Terezinha Montali
Produto: Artigos publicados e e-book em finalização
Palavras chave: Família-trabalho, pobreza, politicas sociais
Projeto Novo Olhar
Área de Pesquisa: Educação Infantil
Início: 23/04/2021
Término: 18/12/2021
Objetivo:
Rezalizar assessoria da no âmbito do Projeto Novo Olhar – FEAC, visando contribuir para a melhoria da qualidade da oferta da educação infantil em 33 instituições conveniadas à Prefeitura por meio de assessoria institucional, formação e disponibilização de metodologias de acompanhamento e documentação do desenvolvimento de crianças pequenas.
Fonte Financiadora: FUNDAÇÃO FEAC
Instituições envolvidas: FEAC
Pesquisador principal: PROF. DRA. ROBERTA ROCHA BORGES
Produto: Cadernos de Educação Infantil
Palavras chave: Educação infantil, Políticas Públicas
Termo aditivo nº 02 ao convênio celebrado entre a Faculdade Zumbi dos Palmares e a Universidade Estadual de Campinas
Área de Pesquisa: Análise e Avaliação de Políticas Públicas
Início: 11/11/2021
Término: 11/11/2023
Objetivo:
Concretização de pesquisas, ações de divulgação e criação de políticas públicas sobre segurança privada, combate ao racismo e discriminação.
Fonte Financiadora: Sem financiamento
Instituições envolvidas: NEPP e Faculdade Zumbi dos Palmares
Pesquisador principal: Susana Soares Branco Durão
Produto: Em execução
Palavras chave: Direitos, Desigualdade e Proteção Social
Termo de Cooperação entre o Município de Campinas e a Universidade Estadual de Campinas – (Fase II)
Área de Pesquisa: Análise e Avaliação de Políticas Públicas, Educação
Início: 04/02/2022
Término: 04/02/2024
Objetivo:
Estabelecer a cooperação técnico-cientifica e o intercâmbio de conhecimentos, informações, experiências ou quaisquer outras atividades de interesse comum entre os partícipes, visando subsidiar o monitoramento da implantação do Plano Municipal da Primeira Infância de Campinas – PIC, mediante a produção de estudos com base em dados, formação e elaboração de materiais técnicos de interesse comum entre o MUNICÍPIO DE CAMPINAS e a UNICAMP, por meio do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas – NEPP, através do Observatório da Infância e Adolescência; O Acordo de Cooperação visa também operacionalizar a Proposta 17, do Eixo Temático I, do Plano Municipal pela Primeira Infância de Campinas, no sentido de viabilizar a implantação e manutenção de um Observatório em Primeira Infância, por meio de parceria com as Universidades, com a disponibilização de informações atualizadas sobre indicadores sociais, econômicos, epidemiológicos, demográficos e outros, relacionados à situação da Primeira Infância na cidade e as iniquidades nacionais.
Fonte Financiadora: Sem Financiamento
Instituições envolvidas: NEPP e Prefeitura de Campinas
Pesquisador principal: Stella Maria Barbera da Silva Telles
Produto: Em execução
Palavras chave: Educação Infantil
Trajetórias discentes do Programa de Pós Graduação em Administração da Unicamp
Área de Pesquisa: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Início: 30/11/2017
Término: 01/01/2023
Objetivo:
O objetivo da pesquisa é desenvolver e aplicar metodologia para avaliar da experiência dos alunos durante o mestrado/doutorado e acompanhar as trajetórias profissionais dos egressos, tomando o Programa de Pós-Graduação em Administração da Unicamp como estudo de caso.
Fonte Financiadora: Bolsas BAS
Instituições envolvidas: Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Relatórios gerenciais, publicações acadêmicas
Palavras chave: pós-graduação, experiência estudantil
Uso de Estudo Longitudinal na Avaliação Continuada de Programa de Educação Superior
Área de Pesquisa: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Início: 01/12/2013
Término: 01/12/2015
Objetivo:
Esse Projeto de pesquisa trata do delineamento do Estudo Longitudinal das primeiras turmas de beneficiários do ProFis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior) dado seu recorte temporal. Como resultado, o projeto acumulou uma grande quantidade de dados longitudinais dos seus beneficiários e também de grupos de comparação, num desenho quase – experimental. O referido projeto fez e financiou uma parte do projeto Avaliação Continuada do Programa de Formação Interdisciplinar Superior.
Fonte Financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Instituições envolvidas: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Pesquisador principal: Ana Maria Alves Carneiro da Silva
Produto: Relatório Técnico: 2, sendo 1 Relatório Final e 1 Relatório Financeiro; Livro/capítulo; e artigo
Palavras chave: educação geral; avaliação continuada; dados longitudinais