As pesquisadoras Juliana Pasti Villalba, Stella Maria Barbera da Silva Telles e Maria Isabel Monfredini, vinculadas ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/Unicamp) e integrantes do Observatório da Infância e Adolescência (OiA), publicaram o artigo “Em busca do direito à filiação paterna: uma abordagem através da pesquisa-ação” na Revista Brasileira de Avaliação (v.14, n.1, 2025).
Acesse o artigo completo:
https://doi.org/10.4322/rbaval.202500192024
O estudo descreve as etapas de uma pesquisa-ação intersetorial voltada a promover o reconhecimento de paternidade como direito fundamental de crianças e adolescentes em territórios marcados por vulnerabilidades sociais.
Realizada em uma região urbana com cerca de 125 mil habitantes, a pesquisa articulou escolas, serviços socioassistenciais e o Ministério Público, além de incluir entrevistas com mães e responsáveis. Os resultados destacam o papel das ações integradas para garantir o direito à filiação paterna e evidenciam a importância de estratégias de busca ativa e articulação intersetorial na promoção de direitos.