Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Saberes e práticas para a qualificação do acolhimento familiar

Data: 26 de setembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 12h e 13h30 às 15h30
Local: Auditório do Instituto de Geociências – Universidade Estadual de Campinas Rua Carlos Gomes, 250 – Campinas/SP
Rua Carlos Gomes, 250 – Campinas/SP
Público-alvo: Profissionais da área social, integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, pesquisadores, famílias acolhedoras e demais interessados no tema.

Link para a inscrição

PROGRAMAÇÃO

Manhã

HorárioAtividadeParticipantes / Coordenação
08h30Credenciamento
09h00 – 09h30AberturaFEAC, UNICAMP (Reitoria, COCEN, NEPP,
OiA), MDS, PMC, MP (Estadual e Municipal),
VIJ, CT, MNCFC, Coalizão
09h30 – 10h00Painel 1 – O compromisso com o acolhimento familiar: 2005–2025Palestrante: Renato Nahas
Fundação FEAC
Moderação: Jane Valente
10h00 – 10h45

10h45 – 11h30
Painel 2 – Apresentação da pesquisa “Proteção, cuidado e
desenvolvimento de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento
em família acolhedora: uma revisão internacional de programas de
intervenção inovadores”

Debate
Palestrantes:
Jane Valente e Juliana P. Villalba
OiANEPP/Unicamp
11h30 – 12h00Lançamento do livro – A Experiência Francesa de Acolhimento Familiar
Autora: Marlene Iucksch-Paula
Jean-Marc Bouville
França

12h00 – 13h30 : Intervalo para almoço

Tarde

HorárioAtividadeParticipantes / Coordenação
13h30 – 14h30

14h30 – 14h45
Painel 3 (virtual) – Modelo Integrado de Acolhimento Familiar: a
experiência portuguesa na transição do cuidado institucional para o
acolhimento familiar com base em evidências

Debate
Palestrantes:
Joana Isabel Baptista
Instituto Universitário de Lisboa/Portugal
Sandra Ornelas
ProChild CoLAB, Portugal
Moderação: Stella S Telles
14h45 – 15h15

15h15 – 15h30
Painel 4– A experiência do judiciário como integrante do SGD na
operacionalização do SFA em Uberlândia/MG

Debate
Palestrante: José Roberto Poiani
Juiz da VII – Uberlândia
Moderação: Adriana Pinheiro

HISTÓRICO EVENTOS INTERNACIONAIS ACOLHIMENTO FAMILIAR CAMPINAS


O município de Campinas se consolidou como um local referência quando se fala em Acolhimento Familiar, seja por sua longa experiência no Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, seja pelos grandes eventos internacionais que tem realizado ao longo dos últimos 20 anos.

Este Encontro tem por objetivo apresentar um Estudo que representou uma primeira aproximação com metodologias inovadoras desenvolvidas no atendimento de crianças e adolescentes em famílias acolhedoras, em alguns países: Estados Unidos, Canadá, Chile, Espanha, Inglaterra e Portugal. Teve como provocação os conhecimentos e reflexões trazidas no IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar (Unicamp 2023) e, principalmente, a partir de uma oficina realizada no último dia, com alguns convidados, onde foram tratados temas que afetavam o cotidiano de um Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, com ênfase em situações adversas vividas por crianças e adolescentes e, consequentemente, seus familiares, famílias acolhedoras, equipe profissional e rede de serviços corresponsáveis.

Apresenta uma articulação entre duas instituições complementares em suas áreas de expertise e atuação. A UNICAMP, por meio do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e do Observatório da Infância e Adolescência (OiA) e a Fundação FEAC, que tem desempenhado um importante apoio na implementação prática dessa política pública em Campinas, participando – de forma e financeira – de todos os eventos internacionais no tema realizados no município desde 2005, com grande repercussão nacional e internacional. Interessante registrar que a logomarca nacional do acolhimento familiar – doada pelo município de Campinas ao Ministério do Desenvolvimento Social – foi a partir de um envolvimento e compromisso na divulgação do Serviço, e contratação de agência por essa Fundação.

Convidamos vocês a participarem da próxima edição, que trará um formato mais compacto e focado nos resultados da pesquisa, e oferecerá um momento calcado em longa história de estudos e vivências, com visão de futuro mais qualificado na atuação direta do Serviço dentro do Sistema de Garantia de Direitos. E assim realizaremos juntos mais um evento para compor a história do desenvolvimento do Acolhimento Familiar no Brasil.

Conheça aqui os 4 eventos anteriores sobre acolhimento familiar realizados em Campinas.

2023
O IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar ocorreu em março de 2023 no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento foi organizado pelo Observatório da Infância e Adolescência (OiA), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), em parceria com o Instituto Geração Amanhã (IGA).

O Simpósio contou com o apoio da Fundação FEAC, da Prefeitura Municipal de Campinas, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Campinas e da Aldeias Infantis SOS Brasil.

Este Simpósio marcou um novo e importante formato para o evento, com a organização a partir de uma universidade e a convocação de profissionais para apresentarem trabalhos orais e em pôster. Enquanto em 2005 o objetivo era trazer o tema para debate, em 2023 o destaque foi a participação voluntária de profissionais nacionais e internacionais, que contribuíram com a exposição de suas experiências.

O IV SIMAF possibilitou a construção de conhecimento coletivo e o aprimoramento dessa política pública, que está em expansão no Brasil. Os artigos produzidos a partir das palestras e oficinas foram publicados nos Cadernos de Pesquisa NEPP Unicamp em 2024.


2019
3o Seminário Internacional de Acolhimento Familiar
Realização: Prefeitura Municipal de Campinas (através do serviço governamental SAPECA e do serviço conveniado Conviver, da Associação de Educação do Homem do Amanhã), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fundação FEAC e Instituto Geração Amanhã.

Realizado no Auditório da PUC Campinas. Na ocasião, no último dia do evento, foi coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Aldeias Infantis SOS Brasil uma das oficinas que compuseram a avaliação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária.

Contou com dezenas de palestrantes nacionais e internacionais, com participantes vindos de todo o país. Esse evento foi de grande importância e impacto para toda a rede de proteção integral de crianças e adolescentes, com novas conexões e ideias ali semeadas.


2014
Colóquio Internacional sobre Acolhimento Familiar
Realização: Prefeitura de Campinas (através do serviço governamental SAPECA e do Conviver, serviço conveniado da Associação de Educação do Homem do Amanhã) e Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH), com apoio de diversos parceiros e, em Campinas, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Fundação FEAC.

Cerca de 630 participantes.

Local: Escola Preparatória de Cadetes de Campinas.

Foi um grande evento internacional — já com o Acolhimento Familiar tendo avançado alguns passos com o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora — como um instituto jurídico no ECA. Nessa edição, o evento teve um caráter mais técnico, com o envolvimento de muitos pesquisadores, além de organizações nacionais e internacionais.


2005
Colóquio Internacional sobre Acolhimento Familiar
Prefeitura de Campinas (Serviço de Acolhimento e Proteção Especial da Criança e do Adolescente – SAPECA) e Associação Brasileira Terra dos Homens – ABTH, com apoio de diversos parceiros e, em Campinas, com o apoio do CMDCA e FEAC. Cerca de 420 participantes. Local: Auditório do Colégio Liceu Salesiano. Mesmo antes do Acolhimento Familiar ter se tornado uma política pública, aconteceu o primeiro evento internacional no município, em 2005. Em 4 dias intensos do mês de novembro daquele ano, mais de 400 participantes puderam conhecer, entender e debater um tema ainda novo, em plena fase de formatação no país. O evento contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, onde foram apresentadas as experiências de Acolhimento Familiar de países como Canadá, Itália, Inglaterra, Argentina, Paraguai e Chile, e as experiências de Campinas (SP), Franca (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Bento do Sul (SC) e Porto Alegre (RS). Finalizando o Colóquio foi realizado o 1º Encontro do GT Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, em Campinas, coordenado pela ABTH.

Ir para o topo